Após a conquista do segundo lugar do pódio o Francisco resume a sua experiência nesta semana de regatas.
“Acabou hoje a Semana Olímpica das Canárias 2011. Esta semana de treinos/estágio passou muito rápido. Estavam previstos inicialmente quatro dias de regatas de regatas, sendo que houve regatas no primeiro dia dia, terceiro e quarto. Tivemos de uma forma geral ventos muito fracos e só hoje no ultimo dia é que entraram ventos na ordem dos 10/11 nós, tendo sido o máximo de vento sentido nestes dias.
No primeiro e no terceiro dia tivemos a navegar sempre com ventos muito, muito fracos entre os 2, 5 ou 6 nós. Este vento não me favorecia muito mas consegui dar a volta e navegar bem. Dar a volta porque no primeiro dia não consegui bons resultados.
Para o segundo e terceiro dia corrigimos alguma da táctica e das afinações a bordo. A partir daí comecei a andar bem. Ontem fui o segundo melhor, hoje fiz um melhor dia no mar, portanto saio daqui muito confiante.
Foi óptimo participar nestas regatas com outros velejadores de bom nível e muito interessantes a nível táctico com muitas variações, como pressões e estados do mar aqui junto à costa onde estava muito desencontrado e muito difícil de navegar.
Este resultado serve para confirmar que estamos no bom caminho.
Os treinos intensos realizados com o Pedro Ambrósio em menos de dois meses, foram feitos sobretudo com vento Norte. Aqui tivemos condições de ventos mais fraco mas sinto que estou a melhorar muito. Cada dia em que vou para o mar, vou lembrando-me de algumas técnicas do Laser, onde já não corria desta forma consistente desde há 8 anos.
Agora estou com vontade de continuar sobretudo com os treinos em França.
Quero agradecer aos meus patrocinadores por me apoiarem neste projecto; agradecer à Marina de Oeiras que nos tem dado um grande apoio logístico tanto em terra como no mar, nomeadamente na cedência de um bote, que nos tem permitido treinar de Laser. Queria ainda agradecer aos Estaleiros Delmar Conde que neste meio tempo têm dado um grande avanço à preparação do Figaro, pois a próxima época está cada vez mais próxima e apesar de faltar ainda algum trabalho de preparação no barco, tudo parece estar bem encaminhadas.
Como disse saio daqui bastante contente e com o sentimento de missão cumprida e para além do bom segundo lugar, podemos verificar e corrigir vários detalhes ou erros, e como tal a evolução foi muito grande.”
Até à próxima!
Francisco
Classificação provisória
Não perca as fotografias na Galeria Semana Olímpica Canária de Vela
Sem comentários:
Enviar um comentário