Fonte: VDS
Bruno Fontes caiu para a vice-colocação no campeonato que encerrará nesta quarta-feira
No penúltimo dia do Campeonato Brasileiro da classe Laser os ventos foram favoráveis para Robert Scheidt. Com duas vitórias obtidas nesta terça-feira, ele assume a liderança do campeonato após oito regatas realizadas no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Ele terminou a série de empates ao abrir uma vantagem de dois pontos sobre Bruno Fontes, que caiu para a vice-colocação e não foi bem nas regatas de hoje. O gaúcho melhor colocado é André Streppel, o Bizu (VDS), que subiu uma posição na súmula e agora é o quarto colocado.
Apesar de ser um dia exaustivo para os competidores que enfrentaram uma longa espera pelo vento e sob um sol forte no rio Guaíba, Robert Scheidt velejou com a habilidade de sempre. Chegou em terra com semblante cansado, mas feliz, e antes mesmo de desmontar o barco deu autógrafos. “Foi um dia excelente,” comentou. Na primeira regata do dia ele começou em segundo lugar, mas na perna do segundo popa do percurso de barlasota assumiu à frente.
“Aproveitei uma boa rajada na montagem de bóia e isso foi crucial para eu decidir a regata. Já na segunda prova larguei na frente e consegui defender a liderança até o final. Tecnicamente velejei bem nas regatas, apesar do vento muito rondado, que assim como pode facilitar a recuperação na competição também pode prejudicar”, disse Robert.
Com a descida para a vice-colocação no Brasileiro, Bruno Fontes lamentou os erros cometidos na raia. “Não velejei bem e fiz coisas erradas, além de ter tido na primeira regata um problema com o cabo da minha escota que se enroscou e prejudicou meu andamento. Na outra regata ocorreram algumas oportunidades de ultrapassar o Scheidt, arrisquei, não consegui e no final o Matheus ainda cruzou a linha em minha frente”, contou Bruno.
Não foi somente Robert que saiu feliz da água, Matheus Dellagnelo, terceiro colocado no Brasileiro também estava contente. Ele tem velejado sempre próximo aos líderes e hoje chegou em segundo lugar na última regata. Em 2011 Matheus foi campeão mundial de Sunfish e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do México. Depois de uma ausência de dois anos na classe Laser voltou no ano passado e garantiu o título do Campeonato Sul-Brasileiro da classe também em Porto Alegre. Suas pretensões é chegar os Jogos do Rio 2016. “Tenho um programa de treinos específico para isso”, diz.
No Brasileiro de 4.7 a liderança é de Lucas Mazim que está três pontos na frente do segundo colocado, Henrique Dias. E Martin Lowy se mantém em terceiro. Júlia Silva a primeira na categoria feminina é a sexta colocada na classificação geral.
O dia foi penoso com a demorada espera pelo vento. Por volta das 16 horas começou a soprara de direção leste e 15 nós de intensidade, permitindo a realização de duas regatas no Guaíba. O Brasileiro de Laser encerrará nesta quarta-feira com as duas regatas finais a partir das 13 horas.
Classificação parcial da Standard – oito regatas (confira aqui a súmula completa)
1º Robert Scheidt (SP) 9
2º Bruno Fontes (SC) 11
3º Matheus Dellagnelo (SC) 21
4º André Streppel (RS) 41
5º Juan Pablo Bisio (ARG) 45
Classificação parcial na 4.7 – seis regatas
1º Lucas Mazim (RS) 8
2º Henrique Dias (RS) 11
3º Martin Lowy (SP) 13
4º Gabriel Elstrodt (SP) 22
5º Kim Vidal de Andrade (BA) 31
O 39º Campeonato Brasileiro da classe Laser encerrará nesta quarta-feira com as duas regatas finais a partir das 13 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário