Fonte: America's Cup
Depois de duas horas de adiamento devido a ventos fracos e instáveis em Cascais, as três regatas de frota de qualificação realizaram-se com muita incerteza e emoção, sendo o momento mais dramático a colisão, na linha de largada, entre o ORACLE Racing Coutts e os Kiwis. O dia culminou com um duelo entre o Emirates e o detentor do troféu, o ORACLE Racing Spithill – o primeiro match das America’s Cup World Series. Foi o ponto alto da jornada e não desapontou com ambos os barcos a estarem na frente do match.
O leme Kiwi,Barker, largou em grande estilo e liderava na primeira rondagem, nas os norte-americanos conseguiram aproveitar um salto de vento e passaram para a frente. Na segunda rondagem, o ETNZ tinha recuperado o comando. Mas, a meio da regata, os AC45 cruzaram-se, num momento típico de match racing e Spithill seguia em primeiro.
A batalha de pingue-pongue continuou na segunda volta ao percurso, até que o Emirates Team New Zealand aproveitou um salto de vento e, finalmente, rumou à vitória. Os Kiwis terminaram a tarde no topo, com Spithill a quedar-se com a segunda posição. “A tripulação está a fazer um trabalho fantástico. Sim, cometemos erros e ficamos frustrados com isso. Nem sequer temos medo de os cometer mas estes barcos são duríssimos para a tripulação. Estamos a melhorar desde Auckland e sentimo-nos cada vez mais confortáveis nos multicascos”, afirma Dean Barker, skipper do Emirates Team New Zealand.
As três regatas de frota de qualificação não foram menos emocionantes e o Team Korea continua a impressionar, terminando o dia na terceira posição. Os franceses do Energy Team foram quartos classificados: “O melhor do dia aconteceu na primeira regata, quando fomos penalizados duas vezes na primeira popa mas conseguimos fazer uma excelente popa, recuperando imenso. Apesar de termos estado bem nas restantes, esse é o melhor momento do dia”, declara o skipper Chris Draper, do Team Korea.
A grande colisão entre Coutts e Barker aconteceu na pré-largada da segunda regatta, quando o lendário Coutts tentou colocar o Emirates fora na linha de largada. Mas a manobra foi muito agressiva e resultou numa colisão e numa penalização para o ORACLE Racing: “Pôs muita pressão no casco. Vamos repará-lo esta noite para estar pronto amanhã.”
Cascais AC Match Race Championship
Classificações de 10 de Agosto
Lugar Equipas PontuaçãoPrimeiro Dia
1 Emirates Team New Zealand 10
2 ORACLE Racing Spithill 9
3 Team Korea 8
4 Energy Team 7
5 Artemis Racing 6
6 ORACLE Racing Coutts 5
7 Aleph 4
8 China Team 3
9 Green Comm Racing 3
Resultados Match Race
Emirates Team New Zealand derrotou ORACLE Racing Spithill: 1-0
Resultados das Regatas de Frota de Qualificação
Lugar Equipa REGATA #1 REGATA #2 REGATA #3 Pontuação Total
Lugar Pontos Lugar Pontos Lugar Pontos
1 Emirates Team New Zealand 2 9 4 7 1 10 26
2 ORACLE Racing Spithill 1 10 2 9 4 7 26
3 Team Korea 6 5 3 8 2 9 22
4 Energy Team 3 8 5 6 3 8 22
5 Artemis Racing 7 4 1 10 6 5 19
6 ORACLE Racing Coutts 9 3 7 4 5 6 13
7 Aleph 5 6 9 3 7 4 13
8 China Team 4 7 8 3 8 3 13
9 Green Comm Racing 8 3 6 5 9 3 11
Sem comentários:
Enviar um comentário