sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

12 Perguntas a Torben Grael por Juanpa Cadario

Fonte: juanpanews.com

12 Perguntas a Torben Grael

Imagem proveniente da Wikipédia


1. Qual a tua opinião acerca do novo formato da America's Cup?
Torben: Sem dúvida, os novos barcos são muito emocionantes. E melhores ainda quando de fazer regatas de frota. Fzer-se um circuito em diferentes locais também é bastante positivo, e foi uma lesson learn da 32ª America's Cup (Valencia 2007). O que tenho duvidas é em relação às finais em Match Race, quem sabe, talvez com barcos igualmente competitivos fosse melhor


2. Foste convidado a participar em alguma equipa? Está dentro dos teus objectivos e prioridades hoje em dia? 
Torben: Estive a analisar a possibilidade de uma equipa brasileira, mas vamos ver o que acontece no proximo campeonato. A America's Cup esta naturalmente dentro dos objectivos de qualquer velejador.

3. É inevitável questionar-te acerca da Volvo Ocean Race e desta estranha etapa, com os barcos a serem carregados em portos fantasma e movidos para outro ponto. Parece-te razoável abdicar do espirito de regado só porque o Abu Dhabi era um bom patrocinador e uma importante ajuda económica?
Torben: Levar a Volvo Ocean Race a esta parte do mundo é muito positivo. Ter que fazê-lo desta forma é desagradável. Se houvessem mais competidores não acredito que isto se passasse.

4. Competiste e ganhaste nesta regata, assim gostaria que nos dissesses, segundo a tua experiência, qual é a parte mais determinante, a nível físico, psicológico ou estratégico 
Torben: A parte mais importante a nível físico é evitar lesões, e naturalmente o desgaste da regata. A nível psicológico, aquentar a pressão contínua de 8 meses em competição 24h por dia. A nível estratégico, a preparação e as contínuas decisões tácticas e o controlo de custo/benefício.

5. Passaste por alguma situação na Volvo Ocean Race em que tenhas sentido realmente medo?
Torben: Muitas. É uma coisa que tens de gerir.

6. Qual consideras o teu maior feito desportivo ou aquele que te traga melhores recordações e porquê?
Torben: Tenho muitos, por sorte:
Mis medallas Olímpicas ( Atenas especialmente )
Louis Vuitton Cup de 2000
Volvo 70 Brasil 1 e
Volvo 70 Ericsson, naturalmente

7. Nas reportagens que faço a lemes conceituados peço sempre 3 conselhos para que as pessoas comuns possam tentar aplicar de forma a melhorarem a sua performance. No teu caso, és conhecido por seres muito rápido nas popas. Dá-nos três truques para essa condição tão especial.
Torben: Treinar, treinar, treinar

8. Tens algum amuleto ou ritual antes de cada regata?
Torben: Muitas ... Eu não acredito em bruchas

9. És seguramente um dos 5 melhores lemes da historia da vela mundial, assim, gostaria de saber o que mais te custa fazer em cima de um barco e algo que tens que melhorar para ser ainda melhor.
Torben: Comunicação

10. Se tivesses que escolher um barco para amanhã ires competir, diz-me qua escolherias e porquê.
Torben: Há muitos barcos que podia eleger. Mas na maioria das vezes o que me atrai são os desafios.

11. Que projectos tens pendentes a nível desportivo? (Se é que há algum)
Torben: Um homem sem sonhos deve ser um homem triste. Eu tenho muitos sonhos.

12. Como poderemos imaginar Torben Grael num futuro próximo? Dirigente? Treinador? Ou simplesmente em cima de um barco a navegar?
Torben: Vejo-me em cima de um barco a navegar...



Esta entrevista tem direitos de autor reservados a Juanpa Cadario. É proíbida a sua tradução e uso parcial ou total sem a devida autorização escrita do autor.
Pode ver a entrevista na integra aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário