quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campeonato Nacional Laser SB3 2011





Ao longo de quatro dias de regatas e com a presença de 18 tripulações, a disputa foi muito intensa entre os barcos presentes na 7ª edição do Campeonato Nacional da Classe Laser SB3.
Nos quatro dias de prova os concorrentes realizaram oito regatas com ventos do quadrante Norte, entre os 8 e os 18 nós de intensidade, e onde foram utilizados os dois campos de regatas de Cascais.
Como habitualmente a disputa foi grande, com diversas tripulações a vencerem regatas e com trocas constantes na liderança das regatas.
Ao final do primeiro dia de regatas, com três regatas disputadas no campo de regatas da Baía, com ventos de norte entre os 14 e os 18 nós, a tripulação do Xcelent seguia na frente, logo seguido do Dom Pedro Hotels e da tripulação de Fernando Bello e do Bettersoft /Bicasco de Luís Santos separados por apenas 3 pontos. Desde logo se percebeu que a disputa pelo título Nacional iria ser muito renhida.
No segundo dia, a Comissão de regatas levou os participantes para o campo de regatas da Guia. A primeira regata realizou-se com ventos de Noroeste com cerca de 8 nós, que como habitualmente foi subindo de intensidade ao longo do dia chegando a atingir os 18 nós de intensidade, permitindo às tripulações de fazerem uns “plananços” nas popas da última regata. Ao final do dia o Dom Pedro Hotels seguia na frente da classificação geral, seguido de muito perto pelo Xcelent e pelo Capital Moura, que defendia o titulo nacional.
No terceiro dia de regatas a Comissão de Regatas voltou a optar pelo campo de regatas da Guia. Com mais três regatas disputadíssimas, os concorrentes desfrutaram de um dia de vela fantástico, com ventos de noroeste a rondar os 12 nós de intensidade durante todo o dia. O Xcelent de John Pollard voltava para a liderança do evento, mas a concorrência estava alta e havia mais 4 tripulações no seu encalço separados por apenas 3 pontos.
Para o último dia de provas, estava prevista a realização de duas regatas, que seriam decisivas para encontrar o vencedor da edição deste ano. A frota foi para o mar pelas 12:00 horas, mas ao contrário do que é habitual em Cascais, o vento acabou por não comparecer durante todo o dia. O resultado final ficaria decidido com apenas 8 regatas realizadas, mas com um justíssimo vencedor do campeonato.
Na classificação geral, o vencedor foi o Xcelent, de John Pollard, Rob Smith e Mickey Shorts, seguidos pelo Dom Pedro Hotels, de José Paulo Ramada, Pedro Rebelo de Andrade e Luis Guedes Queiroz na segunda posição e peloBettersof/Bicasco, de Luís Santos, Pedro Vilela e José Costa.
O Dom Pedro Hotels, de José Paulo Ramada, Pedro Rebelo de Andrade e Luís Guedes Queiroz sagrou-se assim o Campeão Nacional de Laser SB3 2011, juntando o seu nome a outros como Filipe Silva (2010), Luís Santos (2007) e Fernando Bello(2005, 2006, 2008 e 2009).

Fonte: FPVela

Sem comentários:

Enviar um comentário